sábado, 19 de janeiro de 2008
Tônia tem foto de Helena Ignez, meu filho ! quer mais?!
Tonho está num lado da calçada. E anda. Tônia vem pelo outro lado. Está num justíssimo shorte de malha, uma enorrrrme camiseta branca com o nome ROGERIO SGANZERLA estampado. Sobe as escadas. Chega à sala de redação do URGENTEjornal de bairro e pergunta aos jornalistas lá lotados como encontrar DIlermando Reis.
- Nosso cronista?
- Humhum
- Ali, na janela. Pensando, como sempre está.
- E olhando para a feira! - ajuntou a faxineira piadista.
- Dilermando? Ele voltou seu olhar para dentro da sala da redação, batendo os olhos naquele rosto magro, definido que segurava, com dedos finos, alvos, um envelope de cor parda; DIlermando prestou atenção a sua boca bem desenhada quando ela disse- Meu nome é Tônia. Li o que você escreveu sobre perfomances minhas e de Tonho, na rua. Somos artistas de rua. Gostamos! Tenho aqui ( e, então, Dlermando dirigiu seus olhos para o envelope, próprio para guardar documentos e outros papéis importantes), tenho uma foto que quero mostrar.
- Sim, de perfomances?- logo perguntou
- Parecido, mas me deixa apresentar de forma indicada, própria. Bem, sou filha de Nestor Buarque III, o senhor deve conhecer. É o historiador número 1 do país e vou logo ao ponto, digo "eu, Tõnia, fã de Janete Jane, a incrível piranha de botas brancas, micro saia, muito rímel e sombra ( sempre mascando chiclete e falando absurdos). Eu, Tõnia, amiga de Ângela Carne e Osso, aquela inimiga nº 1 dos homens, que odeia os boçais e acha ridículo um fim de semana na Ilha dos Prazeres ... Extremos...eu, TÔnia, entusiasta da jovem loura que vai para o arraiá com um vestido com "lindo" babado e escuta, outra hora, fremente, as palavras de um professor que , ao ar livre, conclama a todos para a luta pela justiça para com os trabalhadores rurais, em "Grito da Terra"...eu mesma, admiradora de Sonia Silk, mon amour, aquela posessa que recusa-se a fazer programas com homens em Buenos Aires junto com Lilian Lemmertz, sonhando em ser cantora da Rádio Nacional, ela, a Miss Prado Júnior... eu, fixada na manicure em "Perigo Negro"; eu, maluca pela filha rebelde de cabelo maria chiquinha num filme de Eliseu Visconti. ADMIRADORA FANÁTICA FÃ DE HELENA IGNEZ, a forte, mística, a super talentosa comediante brasileira...eu conclamo em nome dela que você escreva para mim e para Tonho, escreva como jornalista curioso das crônicas lides brasileiras, não se esqueça dos curiosos slides da vida nacional, tudo, naturalmente, sentado no batente da janela...como quiser mas que escreva, viu? perfomances para nossa estréia nos palcos.
DILERMANDO, pouco a pouco, saíra da janela e sentara-se a sua mesa com classe profissional e vagar e atenção para com aquela moça . Em grande fonte, digitou SEMI- ESFORÇO : VISION e virou o computador para ela. Tonia colocou sua face encostada a de DIlermando que sorriu com sorriso em silêncio. Alguns minutos ficaram assim, mas, ao mesmo tempo, foi rápido.Minutos. E
Tônia, então, tira a foto (acima) do envelope que tinha nas mãos e a segura, firme; com mãos para o alto a ostentou por vários outros minutos que não chegaram a ser hora.
Tonho lá debaixo grita: TÔOOOOOONIA ! Tá na hora de lanchar!( buzinas na rua, ele sabe do barulho, grita outra vez, desta feita mais alto ainda; pessoas aparecem à janela e ele saúda com gestos de mãos).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário