quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

o fator Fellini

Federico Fellini desde seus primeiros filmes, próximos do neo-realismo, procurará a crônica de seus personagens e/em situações existenciais, de vida e sociedade. Crõnica como visão de realidade. VIsão da realidade pelos sonhos. A ficção, em seus filmes, é um meio para desenvolver uma crônica de vida. La DOlce Vita. Crônica de uma tendência existencial contemporânea. Um documento de ficção. Entendo por isso, documento de ficção, as histórias funcionarem não só como enredo, mas como registros próprios de uma realidade que seus personagens/ e fantasia desfrutam. Um testemunho ficcional. Em Satyricon atualiza a Roma Antiga com referências aos comportamentos venturosos dos anos 60 e 70). Os acontecimentos em Federico Fellini são sempre crônicas, e fantasias, de certos " estados de realidade " elaborados por uma mágica que sempre tem em vista as luzes do teatro, do circo tão fundamentais em sua vida, assim como também a caricatura. "Entrevista" é um documentário da ficção de uma suposta filmagem que Fellini estaria realizando de América, de Franz Kafka ...

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