sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Marcello pensa aqui...( a pedido de seu escritor Rômulo Portella)

MARCELLO, iluminador de teatro, verá Fellini Oito e Meio naquela tarde e procurará pensar em como iluminar, aos poucos,o espetáculo-perfomance Semi-Esforço: VISION, no qual atualmente trabalha. Como iluminar, no palco, situações, tipos de pessoas a partir dos quais TÔNIA e TONHO fazem perfomances? Perfomances livres da realidade. "Posso pensar em muitos focos de luz, móveis. Procurar com estes focos de luz aquilo a que se deve dar relevo em situações de performances, construidas e espontâneas ( pelo menos nos ensaios, na correria e nas tentativas do que fazer e acertar). Focos de luz, móveis, para surpreender!" ... pensa MARCELLO que tem olhos naturalmente luminosos que às vezes abrem-se muito. Reservado, isso não impede que apareça quando é necessário. O espetáculo está em ensaio. -Mas, MArcello - chamo-lhe a atenção- é um espetáculo-perfomance de bolso! Não uma superprodução!
marcello in nictheroy

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

MARCELLO, o iluminador

TÔNIA conversa com o pai, o historiador Nestor Buarque III. O pai que lhe fala das precariedades e forças...a que presta atenção a filha, performer.TÔNIA pensa em como uma pessoa representa, ou altera, as convivências com as realidades. Ela sussura " pessoalidade". Ao chegarem ao restaurante da estação de Charitas/ Nicteroy, curvas concebidas por Oscar Niemeyer, MArcello, o iluminador do espetáculo- perfomance SEMI ESFORÇO: VISION que TÔNIA produz, está sentado, naquelas paragens. MArcelo os vê, com a iluminação da baía de Guanabara, das cadeias montanhosas, das barcas. Cumprimenta e volta para a leitura do jornal; retira seus olhos, reage às porcentagens que se querem reais nas notícias. Pensa nas frações. Quer chegar à particularidade que ilumina-se. Jovem, ele usa óculos por causa do cuidado das lentes . À tarde verá, especialmente, Fellini Otto Mezzo.E pensará.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Greta Garbo

ela tanto podia chegar no estúdio calma e feliz como de péssimo humor...humor à parte, o suéter encardido, os tênis e o cabelo descuidado)...(o fato de a arte ser para ela a única realidade é sua suprema glória e suprema tragédia...somente quando ela respira o sopro da vida numa personagem, veste com sua carme e sangue a idéia de um roteiro, é que ela está totalmente acordada, totalmente viva.
( Marlene D dá duro junto à orquestra)

billie e o mais, da arte.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Carlos Eduardo Candelot

sabe o grande barato dessa imagem aí de baixo ? é que foi a primeira ou uma das primeiras vezes que a imagem foi CORTADA. Repare na bandeira... foi um escândalo na época... isso era pós comuna... o delacroix foi da comuna... é por causa dessa bandeira q depois os impressionistas começaram com aqueles enquadramentos das figuras cortadas... Jean LU tem muito a ver com essa bandeira aí... Responder

mudança de foco ( e enquadramento

bryan ferry

...pessoalidade

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

no mundo de Tonho...

Bryan Ferry e Tonho, partilham certas particularidades . Nâo são de origem aristocrata ( como Tônia...de elite) mas têm classe; sem dúvida, de ambos emanam certa "pessoalidade". Esta "pessoalidade" é um segredo. O segredo da pessoalidade... A formação de Bryan Ferry inclue Belas Artes e passa pelo "rock art" e a de Tonho é a de um artista ligado ao mundo de uma forma artistica especial que procura intuir neste mundo de hoje, e de estado de coisas,o que pode ser importante ...e isso é uma preocupação, e drama...ele, por exemplo, procura essências na perfomance de nordestino que faz na rua junto com Tônia. Para isso recorreu a Graciliano Ramos, Euclides da Cunha e botequins... Tonho é tímido ( mais não muito na rua e no palco como performer) e Bryan, simples, humano e...sofisticado) Vamos conferir no romance BRUCTUM, quando Tonho ouve Bryan Ferry solo . Ah sim... São amigos do My Space.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Tônia levantou os olhos da leitura de"O HOMEM SEM QUALIDADES", de Robert Musil ... e achou que...

...tantos são os bocados de momentos que voam no tempo; na velocidade , nem se fala! E momentos partes de vida tão acalentada, e procurada, que ela, performer e filha de um historiador, Nestor Buarque III, quer chegar a uma arte da "pessoalidade" da vida. PENSA EM TONHO, sua simplicidade, em sua personalidade não exclusiva e não imposta... em como aos poucos ele se transforma em artista sem maior exagero que não sua força que procura controlar em medidas, em substâncias... é...TONHO é caladão ... existe em arte pessoal se fazendo. Daí lhe veio o nome do espetáculo-perfomance SEMI-ESFORÇO: VISION ( porque ninguém é de ferro). Sim, porque esforço é algo que se faz toda hora , mas um pouco de esforço, um semi-esforço, pode ser um toque quando o sensível pode delinear seu objeto... aos poucos... como numa performance.

quando TONHO estava no orkut leu...

"Nunca se torne cristalizado. Se você se torna cristalizado em alguma coisa, você está encarcerado. Permaneça livre, seja a liberdade. Toda identidade cria amarras. E toda amarra, toda identificação é um comprometimento. Quanto mais fixa é a identidade de alguém, menos ele é capaz de vivenciar. O ponto não é não ter uma posição, o ponto é não ser identificado com a posição." -- Osho E, AÌ pensou "... tenho conseguido uma base firme sobre a qual sustento meus movimentos..."

DILERMANDO

... diretor do espetáculo performance "Semi-Esforço : Vision" é novato, nos palcos de salas teatrais, como TONHO E TÔNIA, mas é jornalista também. Então, como performances não são propria e únicamente ficção, já que envolve bases físicas à vista, trata de, nos quadros que constróe textualmente...e não só verbalmente...aceitar, ponderar os movimentos perfomáticos que os artistas de rua TONHO e TÔNIA apresentam... e eles fazem cada uma! TÔNiA é dada a vedetismos ... TONHO às vezes se revela ...um pouco louco...

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

TONHO, eis a questão para mim...

A procura de uma FORMA...com matizes excepcionais.Enquanto TONHO poderia ser um cachorro vadio,e inteligente, TÔNIA poderia ser uma modernosa, não de ocasião ...mas, péra aí! as iniciativas de TÔNIA têm muito a ver com o que percebe dele, morador da Zona Norte, eventualmente tendo ficado à sombra da poderosa ideologia da zona sul! Mas...TONHO também é performer,e, junto com TÔNIA, procuram uma linguagem para falarem acentuadamente de hoje em dia. Fiquem sempre sabendo disso : ele trabalha ao lado dela, na rua , e agora no espetáculo Semi-Esforço: Vision...no Teatro O Mais da Vida, na Lagoa, perto de Ipanema e do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. ponto final.

escrito no perfil do orkutiano RAFAEL VALVERDE, que fala chinês...

"Quem sabe se contentar não se humilha, Quem sabe se conter não se exaure."

sábado, 27 de outubro de 2007

RIo que mora no mar Sorrio pro meu Rio que tem no seu mar lindas flores que nascem morenas num jardim de SOL Rio, terra de veludo Sorrio pro meu Rio que sorri de tudo Rio é mar... é terno se fazer amar

atençãoatençãoatenção

um dia ela, GRETA GARBO, veio provar uma roupa para "Grande Hotel" e todos, chapeleiros, costureiras, assistentes, aguardavam a uma distância respeitosa, enquanto ela decidia. Garbo andava devagar de um lado para a outro. às vezes parava, olhava-se no espelho de corpo inteiro e continuava a andar, sem emitir um som. Seu rosto não traía a menor emoção. A tensão se tornava insuportável...Garbo continuava a andar. De repente, parou, deu um rodopio e se mirou no espelho. Abriu a boca bem devagar, botou a língua para fora e fez um enorme "bleergh" para si mesma.

. Segredo da tela- Especial. intervalo

que mais impressionou Louise Brooks ao conhecer Garbo foi " a perfeição dos traços e a textura da pele, suave como uma pétala". Apesar do público jamais ter visto a cor dos olhos dela, eram de um translúcido azul-acinzentado. As famosas pestanas eram naturais ...nariz, ligeiramente largo para um rosto que não o dela; os lábios tinham uma severidade clássica, levemente curvados para baixo, dando um toque de tristeza que se acentuaria mais tarde. A geometria do rosto transcende os componentes, lhes conferido assombrosa mistura de intensidade e distanciamento, como se houvessem duas pessoas por trás deles- observadora e participante- e a observadora sempre um pouco divertida com o estranho comportamento da participante. Muito pouca maquiagem. Fora da tela, só um toque de batom, pó-de-arroz e lápis nas sobrancelhas. Na tela, não usava muito mais que isso...
sempre

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Tonho à madrugada de domingo...

xilogravura sobre papel colorido/ Ozwald Goeldi

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

princesa ficção

Tônia saira cedo esta manhã. Sua relativa rapidez não a impedia de ver os peões daquela obra perto da sua casa; eles a olhavam,talvez pela masculinidade mais ou menos definida com que anda. Não se deteve muito neles, como às vezes fazia...mas sim na grande rede azul de nylon que cobria todo o prédio em obras. Quando chegou ao Teatro O Mais da Vida, onde ensaiam o espetáculo performance Semi-Esforço ( VISION), ao invés de beijar Tonho, sentado e largadão numa poltrona da sala de espetáculo, procurou Dilermando, o diretor e jornalista Se referiu àquela rede azul no edifício em obras e como será bom cenário para o quadro que quero protagonizar, meio pornô e Zorra Total, em que brincaria com o público a valer. Dilermando franziu o senho, seus olhos ficaram meio impávidos, pasmo...enquanto Tonho alongava os braços, na poltrona...com seus cabelos caindo na testa e suas longas, e belas, pernas.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

domingo à madrugada ( pb)

TÔNIA ( ao telefone)- Tonho? ôi! Que tá fazendo, meu nêgo? TONHO ( mexendo-se do outro lado da linha) Ah, ouvindo a chuva cair... TÔNIA-( massageia o pé) Liguei a televisão ( e as luzes da sala estão apagadas). Tá passando um programa de dança. Ritmos pop bregas brasileiros. Tá vendo não?... TONHO - Não.... péra aí. Vou ligar. Volto num instante. Ah tô vendo. Muito bom hein! Podemos fazer algo assim... chove um pouco por aqui e a avenida Dom Hélder Câmera silenciosa... estranho...invulgar... e teu pai? TÔNIA - Ah lendo, como sempre. Vou tentar uns passos ! DILERMANDO, jornalista de Urgente Jornal de Bairro, em seu apartamento na Lagoa, se levanta da poltrona, de onde vê BLOW-UP, e diz..."água"...

silencie

sábado, 20 de outubro de 2007

wild working in progress

SATYRICON. federico fellini .Dois rapazes, lindos e aventureiros, na ROMA ANTIGA, vivem, correm, se metem em episódios nesta caminhada de aventura quase sempre a céu aberto. Somem ao final e suas figuras ficam desenhadas num afresco numa pedra...numa ilha por onde passa um barco. O começo do filme é num subterrâneo, com cenas de grotesco teatro, saunas exóticas, longas escadas precariamente esculpidas, um cavalo... este subterrâneo desmorona ! Na sequência , visitas guiadas num salão de museu onde estátuas clássicas estão cobertas por panos. Por uma janela comprida, ao fundo, vemos trabalhadores, lá fora, transportados em andaimes de obras na fachada. Eles são vistos como fundo, pela janela. Trabalham na fachada do museu, supomos. Este andaime move-se. É um pequeno detalhe, e fundamental, na concepção desta Roma reconstruída nesse filme dionisíaco dos anos 70. federico fellini .da obra de Petrônio.
. algo como diz. Significa

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

le bleu mathieu

. " Poemas antigos são cheios de esquecimentos. São como fotografias. Há pessoas que já se foram, cores que não existem mais, pigmentos, sentimentos. E pensar nos poemas da Antiguidade. Fotografias do impossível, versos de divindades. Poemas antigos cheios de esquecimento. Mas sempre plenos de encantamento. Responder ...

domingo, 2 de setembro de 2007

muito cuidado nessa hora

" ... SABER identificar e seguir uma oportunidade, e o cunho decisivo da intuição nestes momentos."

sábado, 1 de setembro de 2007

Joseph Beuys

Matheus: Ah sim. Joseph Beuys é um assombro, consegue ser um fluido como um vídeo e material como uma escultura, mas em qualquer estado, é sempre uma aparição.

sábado, 25 de agosto de 2007

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

terça-feira, 21 de agosto de 2007

pensei no que hoje se fala tanto: vida como narrativa. aí cheguei a um ponto como a vida também era maior. 20:21

sábado, 18 de agosto de 2007

Romancero, de Edino Krieger

no violão de Turíbio Santos. rádio MEC.

sbt

telenovela de madrugada. A apresentação é em fundo branco. Todas as letras caem,como atacadas pelo vírus Tróia; menos o título VIDA PURA ambiente. cor e p&b. música incidental. Há um núcleo, na novela, de bandidos em discussão existencial. AMARELO. O público sai de casa para o trabalho.

ilha

reunir as palavras